Eduardo estou utilizando o dbexpress do delphi mesmo, mas já fiz teste com o
zeos e deu a mesma coisa.

Estive lendo na internet e acho que o problema e com relação ao conjunto de
caracteres, pois veja so fiz um teste simples aqui e que foi estar criando
uma tabela de teste com um campo com10 posicoes neste campo coloquei o valor
“1234    “ colocando os numero 1234 e + 4 espacos so que quando faco uma
consulta retornando este registro o conteudo somente vem “1234” os espaços
finais estão sendo desconsiderados.

Este e o problema, preciso que ele esteja guardando dentro do campo os
valores dos espaços em branco quando tiver no final do campo.

Saberia como estar fazendo isto ?

Ou saberia me indicar qual o COLLATION a utilizar ?

Qual componente de acesso você está usando para acessar o banco?

como você chegou a conclusão que o campo está te retornando NULL?

2008/9/26 Wildner B. Ferreira < <mailto:wildner%40grupo3w.com.br>
[EMAIL PROTECTED]>

> Ola amigo da lista
>
> Estou com um problema e gostaria de estar expondo ele para a lista para
> ver se algum amigo me ajuda a resolver o problema.
>
> O Caso ::::::
>
> Fiz uma aplicação que faz uma consulta a um BD mysql que esta em um
> servidor Web.
>
> Na tabela deste BD existe um campo chamado "DESCRICAO" que e do tipo
> varchar(20)
>
> Dentro deste campo existe o valor " " ( 5 espaços)
>
> O problema e que quando faço uma consulta através do Delphi ele me
> retorna que o conteúdo deste campo e NULL e não o 5 espaços.

> [...]

Eduardo Silva dos Santos
DRD SISTEMAS
(27) 3218-4201
MSN:  <mailto:eduardo.drd%40gmail.com> [EMAIL PROTECTED]
Site:  <http://www.drdsistemas.com.br/> http://www.drdsistemas.com.br/