Isso mesmo...

É que estou transformando mensagens de comunicação com um equipamento em
classes. Os "parâmetros" destas mensagens estão virando "propriedades"
destas classes (dai o meu erro de expressão).
Certamente isso poderia ser resolvido omitindo o "read" ou "write", creio
eu. Mas não resolveu muito pois via RTTI não consegui determinar se uma
propriedade é INPUT ou OUTPUT.

Estou partindo para um controle interno à classe, provavelmente uma function
que retorne esta informação sobre determinada propriedade.

Mas de repente isso poderia ser previsto na construção da classe. Mas nunca
vi algo parecido nem achei nada nas pesquisas.