Apesar de eu ter apanhado um pouco com TQUERY com JOIN e ter que alterar...
APRENDI como se faz... não sei o banco q vc usa, mas se fiz em DBF (com
TQUERY), e FAÇO em MySQL (com MyDAC), acho q vc vai conseguir fazer em qualquer
um...

Eu não uso GRID para ALTERAÇÕES, apenas para visualizar e APAGAR!..

DataBase1.TransIsolation := tiDirtyRead;
DataBase1.ReadOnly := false;
Query.CachedUpdate := true;
Query.RequestLive := false;
Query.UniDirecional := false;
Query.SQL := "    SELECT  * "+
"      FROM  'ouv_sort.dbf' AS sor, 'ouvinte.dbf' AS ouv "+
"    WHERE  (sor.ts_cod_cad = :premio)  AND  (sor.ouv_ndoc=ouv.num_doc) "+
"ORDER BY ouv.ts_sorteio";
Query.UpdateObject := UpdateSQL1;
// use somentes os campos de UMA TABELA... não as misteres
// em DELETE INSERT MODIFY
UpdateSQL1.DeleteSQL := "delete from 'ouv_sort.dbf' where  TS_ID = :OLD_TS_ID";

// como usar:
   dm1.Database1.StartTransaction;
   dm1.qry_sorteio.Delete;
   try
      dm1.qry_sorteio.ApplyUpdates;
      dm1.Database1.Commit;
   except
      // se falhou, volta tudo como era...
      dm1.Database1.Rollback;
      raise;
   end;
   // limpa o cache de modificações.
   DM1.qry_sorteio.CommitUpdates;

[]s

Luiz Escobar - Analista/Desenvolvedor:
WEB - HTML/JavaScript/PHP/MySQL
WINDOWS - Delphi/ASSEMBLY/MySQL/xBase
SERVIDORES - CNA IntraNetWare4.11, LINUX-(RedHat9/Suse11), Windows 2K/XP
HARBOUR
Borland C++ 5.5.1 (32 bit)
Harbour 1.0.1 Intl. (Rev. 9429)
xHarbour Compile build 1.1.0 (Simplex)
Harbour MiniGUI 1.5 Extended Edition (Build 57d) - 2008.10.10