Ola Galera,

To quebrando a cabeça com um problema aqui, que é o seguinte tenho uma
tabela de produto que grava o codigo do fornecedor, ai preciso mostrar em um
combox ou dblockcombox, ou o q seja, o nome ou a razão do fornecedor.

O problema esta justamente ai, pois o nome pode estar ou nao preenchido o
mesmo serve pra razão social, então que no campo de seleção só mostre o nome
do fornecedor se tiver preechido ou a razão social, para isso coloquei um
combox e fiz o seguinte comando para percorrer a tabela e se a razao tiver
preenchida adiciona o o valor no combobox se nao o nome q add no combo:

procedure TfCadProduto.ComboBox2DropDown(Sender: TObject);
begin
  inherited;
  if Status_fornecedor = 0 then   // 0 = Sem nada inserido
     begin
        dm.cdsFornecedor.First;
         While not dm.cdsFornecedor.Eof do
         begin
            if dm.cdsFornecedorRAZAO_SOCIAL.AsString = '' then

fornecedor.Items.Add(dm.cdsFornecedor.FieldByName('cod').AsString + '-'+
dm.cdsFornecedor.FieldByName('nome').AsString)
            else
               fornecedor.Items.Add(dm.cdsFornecedorCOD.AsString +
'-'+dm.cdsFornecedor.FieldByName('razao_social').AsString);
            dm.cdsFornecedor.Next;
            Status_fornecedor := 1; // 1 = já inserido valores
         end;
     end;
end;

Isso funciono, mas ai tive q pegar uma função para pega apenas o codigo do
fornecedor pra gravar esse codigo na tabela do produto no campo codigo do
fornecedor, ai agora o outro problema esta na apresentação do nome ou razao
em um dbdrig, pois como vou mostrar o nome ou a razao no dbgrid se um tiver
preenchido e o outro não?

Preciso da ajuda da galera para me auxiliar em que maneira seria melhor eu
fazer para fazer o seguinte, na tela do produto mostra todos os registro do
fornecedor, mas que mostre a razao_social e se não tiver preenchido que
mostre o nome e que grave o cod do fornecedor que esta selecionado.
Ai em um dbgrid de consulta de produtos eu consiga ver a razao social do
fornecedor e se essa não tiver preenchida mostre o nome.

Pois do modo que estou tentando fazendo está dando um enorme trabalho e
acaba sempre voltando no mesmo problema, então se puderem me ajudar.

--
Att

Eduardo Melo
3º Sistemas de Informação - Bacharelado