Andrei,

Em termos legais, não. Não é permitida a transferência. Você
simplesmente apaga de seu disco e ponto.

Porém, não há como prever isso. Veja, como posso ter certeza de que você
realmente apagou o arquivo de todos os seus discos depois de fazer a
doação? E quem me garante que a pessoa para quem você deu o arquivo não
irá doar para outra e assim sucessivamente?

É diferente de você pegar um livro que tem em casa, ir numa biblioteca
pública e fazer uma doação. Você não mais terá fisicamente aquele livro,
a menos que possua uma cópia dele.

E se quer saber, o correto mesmo é o estabelecimento (a biblioteca
pública nesse caso) emitir uma espécie um documento de recebimento de
doação para comprovar para qualquer orgão público ou privado de que
aquilo foi doado, pois passa a ser patrimônio daquele estabelecimento
(público ou não).

A palavra certa pra mim é sempre: Bom Senso.

Se acha que não é certo pegar seu PDF (que você pagou com tanto custo
depois de ralar o mês inteiro) e doar ou copiar para seu amigo, parente,
seja lá quem for então não o faça. Mas se o fizer, lembre-se que tem
gente sem dormir direito, estudando que nem doido pra elaborar conteúdo
de qualidade porque quer ganhar dinheirou ou porque gosta realmente de
passar o conhecimento pra frente.

É isso ai.
;)

Obs. Desculpem o outro e-mail, esqueci de limpar o rodapé :(

Adriano Santos

Andrei Luís respondeu:

> Adriano,
>
> Uma pergunta: e se o camarada que tem a assinatura baixa o pdf da
> revista em
> questão, e tempos depois resolve que não quer mais, não precisa, vai
> apagar
> o arquivo, ele pode ceder esse pdf pra outra pessoa? Desde que ele de fato
> não fique com nenhuma cópia, e ceda-a para apenas uma pessoa. A Devmedia
> prevê esse tipo de situação?
>
> []

Responder a