Olá, que bom que pude ajudar, quanto a essa parte do FMTBCD, no TUniQuery em
Options tem as propriedades EnableBCD, e EnableFMTBCD, da uma olhada no Help
do Unidac que certamente vai ter alguma informação, você deve levar em
consideração também qual o banco que vc ta acessando, da uma olhada nas
propriedades SpecificOptions do TUniConnection e do TUniQuery.

outra diga boa, posta lá no forum, é so se cadastrar e perguntar, o suporte
é muito bom, fora que vc pode pesquisar e ver se ja tem algo sobre isso.
http://www.devart.com/forums/viewforum.php?f=28

sinto não poder ajudar mais, hoje em dia não uso campos criados em tempo de
projeto.. justamente pra não ficar preso a esse tipo de coisa.

sucesso ae com Unidac.. estou certo que você vai adorar.

Eduardo Silva dos Santos
DRD SISTEMAS
(27) 3218-4201
(27) 8842-9489