  From: Depto TI - Vasconcelos
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Thursday, December 11, 2008 12:16 PM
  Subject: [delphi-br] SQL Server Error: Arithmetic exception, numeric overflow
or string truncation

  Boa tarde pessoal,

  Tenho uma aplicação desenvolvida em Delphi 7 com Firebird 1.5 e de uma hora
  para outra na operação de inclusão de registros de um dos cadastros começou
  a aparecer o erro abaixo:

  "SQL Server Error: Arithmetic exception, numeric overflow or string
  truncation"

  Já calejado que sou, fui conferir no meu código se estava passando algum
  valor string maior que o definido no campo da tabela, mas nada, tudo certo.

  Debugando mais cheguei na cláusula insert que dá o erro:

  insert into TAB_ PEDIDO

  (COD_PEDIDO, COD_CLIENTE, COD_PAGTO, DTA_LCT, DES_PEDIDO, OBS_PEDIDO)

  values

  (10705, 11485, 1,'12/10/2008', 'TESTE', '')

  Os campos COD_PEDIDO, COD_CLIENTE, COD_PAGTO são do tipo integer, o campo
  DTA_LCT do tipo date e os campos DES_PEDIDO e OBS_PEDIDO são varchar de 60,
  ou seja, tudo certo. Em dos meus backups rodei a mesma instrução SQL e rodou
  perfeitamente, tanto pelo IBExpert quanto pela aplicação. Consultando
  amigos, me disseram que meu banco pode ter corrompido, só que os demais
  cadastros funcionam perfeitamente, somente nessa tabela ocorre o problema.

  O problema foi sanado pois voltei um backup mas fiquei intrigado com esse
  problema e quero entender o que aconteceu.

  Alguém tem alguma idéia ou já passou por isso??? Tem como recuperar a tal
  tabela??

  Obrigado,

  Rodrigo de Moura