Janise... Tudo bem?

Eta menina chorona!!! Hehehehehe!!!!!

Veja bem......

Na sua linha de código, vc está passando como parâmetro edtNome.text...
isso é um parâmetro do tipo string... na verdade o Locate precisa de um
parâmetro do tipo Variant para poder funcionar... assim, crie uma
variável do tipo variant, atribua-lhe o conteúdo do seu etdnome.text, e
certamente sua consulta no banco funcionará...

Use desta forma:

Var
  vvChaveDeBusca : Variant;
begin
.
.   aqui vai seu código de abertura de bases de dados e otras cositas
más se for o caso...
.

  vvChaveBusca := edtNome.Text;  -> Aqui vc transforma o valor string em
variant...

Seu código estava assim  --->
dmBaseDados.T_Assessoria.Locate('Nome',edtnome.Text,[])

// é sempre bom dar uma testada... para dar um retorno visual ao usuário...

if dmBaseDados.T_Assessoria.Locate('Nome',vvChaveBusca,[loPartialkey,
loCaseInsensitive]) then
   begin
      faz o que precisa fazer
   end
else
   Application.messagebox('Nome não encontrado...', 'Atenção!',
mb_ok+mb_iconwarning);

Usando [loPartiakey, loCaseinsensitive] é sempre bom para uma pesquisa de
valores aproximados, principalmente se está apresentando os dados em um grid,
ok?

Espero que isso esclareça e consiga te ajudar a resolver.

Sds
Emanuel Coutinho

    delphi-br-ow...@yahoogrupos.com.br