Coutinho Acho que isso ajuda a dar uma luz.... Tirei do Site
activedelphi Direitos de RodrigoMiller ....  Wesley

Acrescente ao Uses a unit Typinfo;

Declare as Variáveis na seção Private:

  Componente: Tcomponent;
  CorComp: TColor;

Faça a seguinte procedure:

//Procedure que Muda a cor dos componentes focados
procedure TForm1.MudaCor(Sender: TObject);
begin
  if Assigned(Componente) then
    TEdit(Componente).Color := CorComp; //cor original do componente

  if (ActiveControl <> nil) and (IsPublishedProp(ActiveControl, 'Color')) then
  begin
    CorComp := TEdit(ActiveControl).Color;
    TEdit(ActiveControl).Color := $00C2F9FC; // cor com foco
    Componente := ActiveControl;
  end;
end;

No Evento onActivate do form:

  Screen.OnActiveControlChange := MudaCor;

E no Evento onDestroy:

  Screen.OnActiveControlChange := nil;