Cara, tinha um exemplo que vinha com o delphi que vc desenhava em cima de um
componente TImage.
Se carregar uma imágem antes do desenho, vc está desenhando em cima da
imagem.
Com o mesmo TImage vc consegue pegar as informações do tamanho dela. (pelo
menos oi isso que eu entendi sobre recursos de medição)

Abs
Daniel A. Bastos