karamba Tamara,  achei que vc iria falar sobre a monografia também ... rs :
)

risos à parte, ...

Na boa, a sua opniáo sobre shapes e labels é muito legal, eu nos meus
primeiros testes
com componentes do tipo skin,  eu testei, gostei do vclskin (parece mais
simples).

Porém como todos disseram na lista, o .exe fica grande depois, tive que
fracionar o aplicativo em varios .bpls... NO INCIO É UM SACO MESMO, mas
depois para suporte fica mais simples.

Porém eu nao quis ficar na dependencia de mais um componente, além dos
outros que já usava
ae, fui pesquisando e lendo, encontrei-me com shapes e labels,  e muda cor
aki, muda ali
tira a propriede 3D do form, muda a cor d form, ,
um panel dentro de outro, com um shape ao redor, e bingo,, mexe nas cores, e
o negocio fica até apresentavel dentro do contexto que se quer, tudo em 100%
delphi.

Leonardo Quinino