Humberto,

Muito obrigado pelo retorno.

Terminei toda a parte lógica do SPED, o aplicativo do SPED já está até
validando com sucesso os arquivos que estou gerando.

Porém, durante o desenvolvimento surgiu a seguinte dúvida:

Quando estava implementando, desenvolvi o registro *I155* (referente aos
detalhes dos saldos periódicos), surgiu a seguinte mensagem: "SALDO TOTAL
ANTERIOR A CRÉDITO MENOS SALDO TOTAL ANTERIOR A DÉBITO DIFERENTE DE ZERO".

Pois bem, eu sei que contabilidade no final deve dar tudo zero, mas todos
sabemos também que por problemas pertinentes a todas organizações, as vezes
isso não totaliza zero em todos os encerramentos contábeis.

Minha dúvida é a seguinte: esta mensagem está relacionada a alguma parâmetro
do SPED que estou passando incorretamente ou o SPED é assim mesmo? Os
saldos totais a crédito e débito devem fechar zero sempre?

Estou utilizando o tipo de escrituração *G, *(Livro diário completo sem
escrituração auxiliar).

Valew...

Rodrigo Ribeiro Gonçalves
=Analista de Sistemas=