Olá Emanuel.

Estou aqui pensando... se as views não são as "tabelas dinâmicas" o que estaria
lhe faltando?

Bem, como e não entendo muito de access (pra não dizer que não entendo nada)
acho que você deveria dar uma olhada nas STORED PROCEDURES do Firebird.

Aqui há bastante conteúdo sobre Firebird:
http://www.ibphoenix.com/main.nfs?a=ibphoenix&page=ibp_60_sqlref

Mas é um tanto desatualizado. Recomendo que verifique as release notes da
versão que estiver usando. Perca um tempo com isso. Sempre vale a pena.

Você pode fazer um laço FOR numa stored procedure, que compute valores de
registros e lhe retorne uma tabela.

Pode até consultar posteriormente esta SP (stored procedure) usando where.

Claro que perderá desempenho, mas dependendo do volume de dados, não será um
problema.

Ou pode mesmo bolar sua SP, já com parâmetros de entrada que filtrem os dados.

Mas... nem sei se é disso mesmo que precisa...

Será que é?

Abraços.

Responder a