Fernando, boa noite

Bem, com relação a distribuição eu utilizo o banco de dados Firebird, depois
que está tudo pronto, eu utilizo um programa chamado InnoSetup ele gera um
instalador para mim, nele é possível empacotar a instalação do banco
(Firebird) e também todos os .exes da minha aplicação, isso não quer dizer
que será tudo instalado sozinho, mas quando o cliente executa esse pacote
que envio para ele, tem a  opções 1. Banco de Dados, 2. Sistema, 3. Etc..,
Etc..

A verdade que empacoto a instalação do banco, daí quando ele seleciona a
opção 1. Bando de Dados, é aberto para ele a instalação do Firebird, ele vai
dando Next, Next, Finish... Quando ele seleciona a opção 2. Sistema nada
mais é feito do que criada uma pasta e colocado os .exes e .dll que
empacotei em uma pasta pré-definida, inclusive no InnoSetup você tem um
suporte bem legal para montar estruturas de pastas, e dizer que o arquivo
A.txt vai para a pasta Y, o arquivo B.doc para a pasta Z e por ai vai...

Diante da situação se seu problema é distribuição ta ai um programinha
bacana que vai te ajudar a gerar instaladores... Se a instalação do MySQL
não for complicada, for padrão NEXT, NEXT, FINISH talvez valha a pena você
dar uma olhada no INNOSetup...

Juliano