Olá Ricardo,

2009/4/7 Ricardo Mendes <rickba...@gmail.com>:
> Bom dia a todos,
> Gostaria de uma ajuda referente a cortar uma parte da imagem.
>
> Estou com um cadastro de cliente que tem opção de foto....até ai já está
> funcionando, inclusive ja tenho as telas de captura de foto através de
> arquivo e captura pela webcam.
> Porém, eu estou precisando agora é que qdo eu carregar a imagem tanto da
> webcam ou do arquivo o usuario tenha opção de cortar a imagem, para que fique
> no formato de uma foto 8x4.
>
> Já pesquisei na net e nas listas de delphi, porém não achei nada relacionado
> sobre isso.
> [...]

Fiz esta pergunta a algum tempo aqui na lista mais ninguém respondeu.
Resolvi meu problema utilizando o software ImageMagick[1]. Neste
software você encontrará vários executáveis que trabalham com imagens.
Existem também interfaces ou API[2] para trabalhar com diferentes
linguagens, inclusive Pascal chamado PascalMagick[3].
Tentei uitilizar a API para Pascal mais não consegui. Ela foi
codificada para ser utilizada no FreePascal. Tive alguns erros e não
quis me aprofundar no assunto. Preferi utilizar os executáveis mesmo
(especialmente o Mogrify.exe).

Entre no site, veja a lista de comandos e veja o que é útil pra você.

[1] http://www.imagemagick.org/script/index.php
[2] http://www.imagemagick.org/script/api.php
[3] http://wiki.lazarus.freepascal.org/PascalMagick

Abraços