Então, eu sei que com o clientDataSet dá fazer buscas usando o locate.

Mas é que eu queria ver se tem como fazer isso utilizando o TXMLDocument, ou
então algum outro recurso que não dependa do XML do clientDataSet, pois o
clientDataSet cria uma estrutura própria, e eu quero conseguir ler qualquer
estrutura.

Nos arquivos da lista tem um material falando sobre XML, e parece que não
usa o XMLDocument, mas eu não entendi direito...