Ué, você já se respondeu, aliás, talvez não.

Esses "cursos" não possuem tempo de duração? Não possuem pacotes de valores
para se matricular no "curso"?

Através disso é possível gerar as parcelas que o "cliente" tem que pagar ao
"dono", e cada parcela possui uma data de vencimento, que posteriormente
pode ser analisada de acordo com a data atual. Caso a parcela esteja com o
"valor de baixa" e a "data de baixa" nulos, ou em branco, ou zerados (seja
lá o que for), e já se passou a data de vencimento, a pessoa está
inadimplente.

Mais algum problema?