To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
From: govoni.fel...@gmail.com
Date: Thu, 30 Apr 2009 12:53:40 -0300
Subject: Re: [delphi-br] firebird - acessar campo auto incremento

desculpe rubens acho q nao me expressei bem:

eu criei o generetor e o trigger, mas minha duvida e no delphi.

tenho um:

DMGeral.qryCompras.Append;
DMGeral.qryCompras.Post;

e em outra procedure, faço isso

dmgeral.qryProdutos.filedbyname('id_compra').value :=
dmgeral.qryCompras.filedbyname('id_compra').value;

porem ele retorna vazio, se eu der um refresh ele retorna para o primeiro
registro
da query. preciso atualizar a query para pegar o id_compra.

2009/4/30 Rubem Nascimento da Rocha <djpardalro...@hotmail.com>

> Até onde me consta, não existe a figura de campo auto-incremento no
> FireBird. Esse comportamento é simulado por meio de GENERATOR's e TRIGGER's.
>
> Verifique o código da trigger que é executada no evento BEFORE INSERT da
> tabela em questão. Nesse código, com toda a certeza, está sendo usada a
> função GEN_ID() para incrementar o valor de um generator, e o valor
> resultante é atribuído ao campo chave da tabela. Para saber qual o último
> valor gerado pelo GENERATOR usado na trigger, use a seguinte sintaxe SELECT
> SQL:

> [...]

Felipe Govoni
GOVONI Sistemas
Fone 8472-8718
www.govoni.com.br

Faça já uma busa e ganhe um wink do Messenger. Está esperando o que? É grátis!
http://www.ibud.com.br/