Olá Rubem, o codigo inteiro é complicado pra colocar, mas vou tentar resumir
ele, vamos lá:

TComponente = class(TComponent)
  private
    FValidar: Boolean;
    procedure SetValidar(const Value: boolean);
  protected
  public
    procedure Testa;
    property Validar: boolean read FValidar write SetValidar default False;

    constructor Create(aOwner: TComponent); override;
    destructor Destroy; override;
  published
  end;

constructor TComponente.Create(aOwner: TComponent);
begin
  inherited;

  FValidar := False;

end;

destructor TComponente.Destroy;
begin
  inherited;
end;

procedure TComponente.SetValidar(const Value: Boolean);
begin
  FValidar := Value;
end;

procedure TComponente.Testa;
begin
  if FValidar then
     ShowMessage('True');
end;

Só isso.. o  FValidar sempre vem False.... ou seja, sempre vem o que eu
defini no Create... mesmo eu mudando ele no form do delphi pra True, ele nao
pega o true...

[]s

_________________________________
Fellipe Henrique
Blog: www.digitumsoft.com.br/blogs/fellipeh
CAMPANHA POR UMA INTERNET SEGURA
Proteja o endereço de seus amigos como estou protegendo o seu. Ao enviar
mensagens use SEMPRE o "Cco" (cópia oculta).
Assim TODOS os endereços estarão preservados. E, claro, antes de encaminhar
um e-mail, delete todas as informações que apareçam no corpo do e-mail e que
possam ser usadas por hackers.