Olá Pessoal

Obrigado pelas dicas, o problema agora nem é esse, eu tinha feito uma base em
access pois achei que era tudo pequeno mas tive que fzer uma nova base em
firebird 1.5. Agora estou tentanto implementar tudo, estou usando os
componentes sqldataset da paleta dbexpress, clientdatase, datasetprovider e
datasource da paleta dataaccess, preciso fazer um filtro sql que retorne
somente os campos com nome "fulano" por exemplo, pra isso utilizo uma variavel
do tipo string que recebe o nome desejado e na instrução sql utilizo os
parametros where "nome" like "varialvel" mas sempre acusa um erro. em access
funciona belezinha mas no firebird não. Será que o problema está na utilização
do sqldataset? Alguém pode me dar uma dica de como fazer isso e qual componente
utilizar.

Grato

Deus abençoe a todos

Alex