Jose Newton

De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:delphi...@yahoogrupos.com.br] Em
nome de Rubem Rocha
Enviada em: quarta-feira, 1 de julho de 2009 14:10
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: RES: RES: RES: [delphi-br] Macro Substituição
Prioridade: Alta

Isentemos o Ricardo. Quem usou o termo Bitolado fui eu!

José Newton, meu caro, não se sinta ofendido por eu ter usado o termo
bitolado. Particularmente, não vejo que o termo foi usado de forma para
denegrir ninguém. Confesso que sou de certa forma pedante e chato quando o
assunto é programação e desenvolvimento de software (quem se lembra do meu
bordão “Quem procura, acha!”?)

Gostaria que você encarasse o meu comentário como um incentivo e como uma
crítica construtiva. Não sou dono da verdade, isso cabe a único poder neste
universo: Deus. Sempre digo que em Informática, tudo é relativo e nada é
absoluto. Quis apenas esclarecê-lo sobre macro-substituição e de não ficar
cometendo equívocos em querer fazer em uma linguagem o que você fazia em
outra. O termo bitolado foi usado propositalmente para alertar outros
colegas que têm este hábito quando estão migrando entre plataformas de
desenvolvimento.

Eu também já ouvi coisas de outros profissionais que, em um primeiro
momento, me soaram como falta de humildade e, portanto, me deixaram
indignado. Mas, com o passar do tempo, isso só serviu para que até mesmo eu
pudesse quebrar algumas barreiras e entender outras tecnologias. Na época,
pra mim era Deus no céu e o Clipper na terra. Até que um dia conheci o
Delphi e minha ficha caiu. Eu tive que ser humilde para admitir que
precisava ser pragmático e maleável às novas tecnologias. E atualmente,
depois de mais de 10 anos desenvolvendo em Delphi, me vi na hora de me
atualizar, escolher uma nova tecnologia para me dedicar. E eu escolhi .NET e
as linguagens VB.NET e C#.

Sds.