Para pesquisar os componentes pesquise sobre ComponentsCount.

Exemplo:

var
  i : Integer;

begin

  for i := 0 to Form1.ComponentCount - 1 do
  begin
    if (Form1.Components[i] is TEdit) then
    begin
      TEdit(Form1.Components[i]).Text := 'Achei vc !!!!';
    end;
  end;

end;

Quanto a mascara, pasta que no dataset no campo que vc quer formatar
coloque a mascara ###,###,###,###,##0.00 na propriedade EditFormat ou
DisplayFormat (nao lembro).

Eduardo