Rodrigo, você pode fazer isso de duas maneiras.

1 - Usando Indy, enviando pacotes ICMP para o servidor e capturando sua
resposta ou;

2 - Conectando-se diretamente ao serviço que você deseja testar (como banco de
dados, por exemplo).

Isso vai depender da sua necessidade. Eu, particularmente, uso mais a segunda
abordagem, já que o servidor pode estar funcionando, mas com o serviço parado.

Qualquer dúvida, estamos aí...
Att.:
Willian Jhonnes L. dos Santos
Analista/Desenvolvedor Object/Free Pascal
willianjhon...@yahoo.com.br
Seja livre. Use Linux.
Grupo de Usuários GNU/Linux de São José dos Pinhais
Linux user number 449753
Powered by Slackware Linux 12.2
Kernel 2.6.30.5-custom