Sei que é meio antiga, mas só vi hoje.
Se não for requisito ser um sistema embutudo na sua aplicação, poderia
utilizar um servidor Jabber(http://pt.wikipedia.org/wiki/Jabber)
É o mesmo protocolo usado no famoso GTalk. existem várias opções de
clientes/Servidores no mercado. Tanto OpenSource como pagos.

Caso decida utilizar, sugiro como servidor o OpenFire e como cliente, o
Spark.
http://www.igniterealtime.org/projects/index.jsp

Eu acho bem melhor do que o trabalho de criar um sistema de mensagens
agregada ao seu software.

Abs
Daniel Augusto Bastos