Adapte as suas necessidades. Já é um caminho para você pesquisar.

procedure TForm1.StringGrid1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char);
var
  i : byte;
begin
  if key = #13 then
   begin
     i := 0;
     while i <= stringgrid1.ColCount do
      begin
        StringGrid1.Cells[i,1] := StringGrid1.Cells[0,1];
        inc(i);
      end;
   end;
end;
procedure TForm1.StringGrid1SelectCell(Sender: TObject; ACol,
  ARow: Integer; var CanSelect: Boolean);
begin
if ARow = 1 then
   stringGrid1.Options := stringGrid1.Options + [goEditing]
else
   stringGrid1.Options := stringGrid1.Options - [goEditing];
end;

Espero ter ajudado.