olá allan
aqui onde desenvolvemos utilizamos o grid da devexpress, ele tem essa
funcionalidade de multiseleção.
n utilizamos campo no banco.

Veja esse exemplo aqui
http://delphi.about.com/od/usedbvcl/l/aa032503a.htm
http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=3161

Uberdam Cavaletti
Programador Delphi
Formado em Tecnologia da Informação
Pós-graduado em desenvolvimento Java.
Professor Tópicos Especias em BD - Unoesc Xanxerê
Professor Estruturas de Dados    - Unoesc Xanxerê

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4251629Y0