Você pode fazer uma Foreign Key no seu banco de dados e ele mesmo fará essa
verificação para você. Você precisará somente melhorar e transformar a
mensagem de erro em uma mensagem mais amigável para o seu usuário.

Se não quiser fazer isso, crie uma query na sua tela e faça um select. Se o
recordcount dessa query for maior que zero então exibe a mensagem que existe
um relacionamento na tabela tal....

Atenciosamente,
Elaine Cristina

P Antes de imprimir, veja se realmente é necessário e pense em seu
compromisso com o meio ambiente.
Sent from Vila Velha, ES, Brazil

    delphi-br-ow...@yahoogrupos.com.br