Uma coisa que vi aqui estudando o caso é que posso usar o *HasChildNodes*

*if not XMLDocument1.ChildNodes['pessoa'].ChildNodes['ende'].HasChildNodes
then*

Dessa forma sei se um nó tem nós filho, agora me falta saber como remover um
nó pelo* XMLDocument *e como correr o xml inteiro buscando nós sem valor e
sem nós filhos.

*Diego Garcia*
Twitter: http://www.twitter.com/drgarcia1986

    delphi-br-ow...@yahoogrupos.com.br