Sobre as dúvidas, todo mundo tem. Mas é notório quando se lê um e-mail onde
claramente existe preguiça em primeiro esgotar as alternativas em solucionar a
dúvida por meio de pesquisas ao Google ou AltaVista e simplesmente postam a
dúvida aguardando de forma insistente como se fosse cliente de operador de
telefonia móvel a resolução do problema. Dicas de programação Delphi tem aos
montes, transbornando na Internet. Que custa primeiro esgotar primeiro a
pesquisa pra depois ‘apelar’ para o ‘suporte técnico 0800’? Esta lista, assim
como outras sobre Delphi, se tornaram verdadeiros helpdesks ‘na faixa’. E isso
eu não compactuo. Se é uma discussão para aprendizagem de aspectos técnicos da
linguagem, ou sobre uma nova forma de programar um recurso útil para
desenvolvedores, eu tento ajudar. Mas se neguinho quer é suporte técnico, que
contrate alguém para isso!

Sobre o nível técnico, penso que para aqueles que querem discussões
verdadeiramente técnicas (como as raríssimas que já houveram por aqui), e não
suporte técnico 0800, que criem uma lista somente para isso, para discussões de
nível técnico elevado onde se possa realmente gerar frutos, novas idéias, novas
formas de desenvolver software, etc. Alguns devem se perguntar: “Então, Rubem,
o que você ainda faz nesta lista?”. Eu respondo: ainda tenho uma ponta de
esperança de que tenhamos boas discussões técnicas de alto nível para manter
esta e outras listas de Delphi vivas, e com isso mantermos esta ferramenta viva
no mercado para que muitos colegas ‘delphianos’ possam continuar defendendo o
leite das crianças!

Sobre o interesse em programar em Object Pascal, penso que se isso realmente
está acontecendo, grande parte da culpa é da Borland, que não respeitou sua
comunidade atuante de desenvolvedores no mundo com decisões equivocadas que
deixaram sem rumo milhares de desenvolvedores sem saber o que fazer, pois não
sabiam realmente quais seriam os rumos da ferramenta Delphi. Pra se ter uma
idéia, até hoje não se tem claro (pelo menos para mim) qual será a política
para certificações de profissionais nas ferramentas da atual detentora do
Delphi (Embarcadero?). Gostaria que a atual detentora do Delphi tivesse
programas de certificação tão bem elaborados como os que tem a Microsoft.
Sempre foi um sonho meu me certificar em Delphi, mas pelos rumos que a
ferramenta tomou, apesar do Delphi 7 ser a minha escolha para projetos Web e
desktop em plataforma Win32, estou engajado hoje em obter certificações
Microsoft, porque pelo menos ela tem sempre se preocupado em manter uma visão
concreta quanto ao relacionamento com os desenvolvedores, principalmente pelos
seus programas de capacitação e certificação.

Quanto à perda de foco da lista, creio que isso eu já respondi no primeiro
parágrafo.

Sds.