Procure sobre o MAKER ALL

Fabricado por uma empresa da Bahia.
Marcos Silva

________________________________
De: Walter Chagas (Bol) <wchag...@bol.com.br>
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Quarta-feira, 23 de Dezembro de 2009 8:35:34
Assunto: Re: [delphi-br] [OFF] Novidade, programe sem digitar nada!!!

Vamos por partes :)

1) A ferramenta que voce indicou não é um gerador de programas. Ele é uma
ferramenta de prototipação. Mas o que é uma prototipação? Prototipação é voce
desenhar as telas do seu programa, COM BASE NO PROJETO LÓGICO (DFD,
FLUXOGRAMAS, ETC) DO MESMO antes de codificar alguma coisa para voce apresentar
ao seu cliente e tanto ele como o usuario dar os pitacos a vontade. Depois que
voces sentaram lá, discutiram, divergiram, contestaram, questionaram e
quebraram o pau, voce traz o resultado da reunião para a IDE para AÍ SIM
codificar o que foi definido. O certo seria fazer isto né? Mas 99,9999% do
pessoal de desenvolvimento não faz muitos por desconhecimento do recurso,
muitos porque não tem tempo porque o prazo já foi definido, o chefe é que quer
que faça assim, etc. Se todos desenvolvedores fizessem um prototipo pra
apresentar pro cliente antes de codificar alguma coisa. Perderia-se menos tempo
recodificando alguma coisa porque não
 atende ao mesmo. Os sistemas ficariam prontos muito mais rapido e teriam um
grau muito maior de aceitabilidade por parte da ponta.

2) Esse negócio de que nao pode ou não se deve sair do Delphi como se o Delphi
fosse algo comparado a Religião ou ao time de futebol, é totalmente fora de
lógica. Quem determina qual linguagem/IDE deverá ser usada neste ou naquele
projeto deveria ser o proprio escopo e análise do mesmo. Há coisas que voce
terá que fazer em PHP, outras só rola via Java. Se voce for chamado para um
projeto em Mainframe como voce faria? Portanto isso é mera bobagem. Eu mesmo
sou fã de carteirinha do Delphi e uso ele desde o Turbo Pascal 7. porém, nos
últimos dois anos tenho mexido aqui muito mais com Visual Basic (Tanto 6.0 como
o 2005) do que com Delphi aqui na Telemont e ainda assim eu falo pra todo mundo
que o Delphi é infinitamente superior ao VB. Eu não nego pra ninguem que eu
danço conforme a música e a música, neste caso, é o mercado.

Eu to com um sistema aí por fora, dando manutenção. Eu uso o Delphi nele. O
banco de dados atualmente é dbase mas eu já to estudando a migração do mesmo.
Porém, não vou bater o martelo no SGBD por questões de preferencia pessoal.
Estou analisando as alternativas do mercado que até o momento me levaram a
pensar ou no Fire ou no Postgree. Mas isso é assunto só pra 2010...

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil
wchag...@bol. com.br