Olá pessoal

Já percorri muitos sites mas não encontrei uma forma de colocar uma variavel do
tipo date(mysql) dentro de uma consulta sql. Preciso fazer uma comparação de
data incicial e data final.
Segue parte do código

dtinicial:=DateTimePicker1.Date;  //recebe a data inicial
dtfinal:=DateTimePicker2.Date;    //recebe a data final

dm.adodsCaixa.Close;

dm.adodsCaixa.commandtext:='select cod_pagto, data_pgto, codvenda, tipopessoa,
modo_pgto, vlr_pgto, cod_usuario from caixa where data_pgto>="'+dtinicial+'"
and data_pgto<="'+dtfinal+'"';

dm.adodsCaixa.open;

A forma que eu estou colocando as variaveis dentro da consulta sql é para
utilizar com variáveis do tipo string mas não sei como colocar as do tipo date.
Também não consegui utilizar o BETWEEN. Acredito que o problema seja só com as
variáveis mesmo.

Alguém pode me ajudar?

Grato

Alex Silva