Pessoal tenho um sqldataset onde eu faço uma SQL do seguinte modelo:

select R.RECEB_COD, P.RAZAO_PAR, R.COD_EMP, R.COD_PAR, R.TIPDOC_COD,
T.TIPDC_DESC,

    R.COD_MOEDA, M.DESC_MOEDA, R.RECEB_SIT,

        (select first 1 c.vlor_cot

            from cotacoes c

            where c.data_cot <= :DATA and c.cod_moeda = r.cod_moeda

            order by c.data_cot desc) VALOR_MOEDA

from RECEBER R

left join parceiros p on (P.COD_PAR = R.COD_PAR)

left join moedas m on (M.COD_MOEDA = R.COD_MOEDA)

left join tipdoc t on (T.TIPDC_COD = R.TIPDOC_COD)

where R.RECEB_COD = :CODIGO and R.COD_EMP = :EMPRESA

A SQL funciona tranquilamente, faz todos os campos sem nenhum erro!

Fiz a associação de sqldataset com um clientdataset e seu respectivo
datasource!

Faço alterações no registro especifico realizo um post e tudo ok!

Quando mando um apllyupdate o reconcileerror me retorna o seguinte erro:

Column Unknown RECEB_SIT At line 1, column 20

Mas não há dúvidas que o campo existe! O providersflags estão todos setados
corretamente, sendo true pra os chaves(e também where) e os demais update e
somente os campos de left join com outras tabelas setados tudo como false!

Detalhe quando eu retiro o campo que denominei como VALOR_MOEDA que é
retornado através de um select dentro do select a operação com o apllyupdate
funciona normamente!

Estou usando Delphi 2010 com firebird...

Alguem já passou por algo parecido?

Agradeço qualquer opinião...