  From: harleydiaskoehler
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Friday, February 26, 2010 9:51 AM
  Subject: [delphi-br] Desafio em cálculo novamente

  Caros Colegas,

  Estou postando essa mensagem novamente pporque até aqui ainda não consegui
resolver o problema.
  Seguinte:
  Tenho uma tabela com aproximadamente 200 registros dispostos da seguinte
forma:
  ID, Descrição, valor e formula.

  A coluna valor em algumas situações é informada pelo usuário, mas em outras
deve ser calculada de acordo com a formula estipulada na coluna formula, ou
seja, sempre que a coluna formula estiver preenchida, esse valor não será
digitado.
  Preciso de uma rotina que faça exatamente esses cálculos, pois as formulas
podem ser dependentes, por exemplo, para calcular a primeira é necessário
calcular a seguinte e depois retornar e efetuar o calculo da primeira e assim
sucessivamente. Preciso que a função avalie a formula e identifique se o existe
item dependente que seja necessário calcular antes, execute esse cálculo para
depois fazer o atual. Algo tipo é feito no Excel ou Calc. Será alguem pode me
ajudar nessa lógica ?
  Detalhe, para criação das formulas, utilizo a coluna ID que é string e faço o
cálculo com a classe Tevaluator da Jedi. São cálculos simples de adição,
subtração, multiplicação e divisão.
  O problema em si não são os cálculos mas sim como fazer as dependências.

  Agradeço a ajuda