Em oracle você precisa criar a sequence e uma trigger pra incrementar o
valor da sequence. Há vários exemplos no google que demonstram como fazer
isso.

A trigger before insert vai verificar se o valor da chave primaria é 0 ou
nulo, então vai setar o novo valor pra você. Caso você envie o valor ela vai
ignorar e sair.

Nesse caso com functions e procedures do banco vc nao vai ter problemas.
bastará passar 0 ou nao passar valor para o campo de chave primaria ou onde
se queira o campo de autoincremento.

Já no caso de você usar clientdataset e inserir mais de um registro e dar
uma applyupdates voce ira ter um erro devido a falta da chave primaria.
neste caso voce dever'atribuir o valor dela manualmente pegando-o da
sequence. Como você estará passando valor a trigger nao entrará em ação.

Espero ter sido claro. Pena não ter nenhum artigo com exemplos.

Alexandre Pedroto

    delphi-br-ow...@yahoogrupos.com.br