Uma retificação. Onde se lê “cursos foward-only” leia-se “cursor
foward-only”.

Sds.

De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:delphi...@yahoogrupos.com.br] Em
nome de Rubem Rocha
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Cc: rodrigooj...@hotmail.com
Assunto: RES: RES: [delphi-br] Duvida BDE e ADO
Prioridade: Alta

Colegas na lista falaram que o ideal seria utilizar conjuntos de componentes
para acesso nativo direto ao banco de dados que será utilizado. Como você
usa esses bancos de dados, e acredito que não disponha de recursos ($$$)
para comprar tais componentes, a melhor alternativa é usar mesmo o ADO.

O componente TUpdateSQL é específico para utilização com o engine¹ BDE²
quando se habilita o recurso de Cached Updates em datasets voltados ao BDE
(TTable e TQuery). Não existe algo semelhante em ADO, mas você pode
contornar isso fazendo suas manutenções de banco de dados usando ADO em
conjunto com o TClientDataSet. Você deve usar atualmente TDatabase -> TQuery
(cached updates habilitado) -> TUpdateSQL para fazer suas manutenções. Para
ficar melhor o uso do ADO, e ainda poder fazer uso de todas as incríveis
funcionalidades do TClientDataSet³, você deverá usar TADOConnection ->
TADOQuery -> TDataSetProvider -> TClientDataSet. Configurando o TADOQuery
como um cursos foward-only (navegável somente para frente), você pode ter
telas de cadastro muito rápidas.

Boa sorte.

Sds.

P.S.: (1)Engine, traduzindo do inglês, significa motor. Mas por conta do
contexto em que o termo é utilizado, a melhor tradução seria mecanismo. (2)
Portanto, BDE, que vêm de Borland Database Engine, poderia ser adequadamente
traduzido para Mecanismo de Banco de Dados da Borland. (3)O componente
TClientDataSet existe desde os tempos do Delphi 3 e é a espinha dorsal da
arquitetura atual multicamadas do Delphi (chamada de DataSnap). Apesar de
ser voltadao para sistemas distribuídos e multicamadas, ele pode ser usado
em sistemas cliente-servidor tranquilamente. Tem material a botão na net
falando sobre este fantástico componente. É só pesquisar!