Olá Leonardo!

Se o cursor do Mouse estiver posicionado na posição onde deseja inserir
o texto, basta fazer:

Memo.SelText := "Meu Texto";

Se você estiver trabalhando com Drag'n Drop (o que eu imagino que você
está tentando fazer), faça o seguinte no evento DragOver do MEMO:

procedure MemoDragOver(Sender, Source: TObject; X, Y: Integer; State:
TDragState; var Accept: Boolean);
begin
    Accept := true;
    Memo.SelStart := LOWORD(SendMessage(Memo.Handle, EM_CHARFROMPOS, 0,
MakeLParam(X, Y)));
    Memo.SetFocus;
end;

E no Evento DragDrop do Memo é só passar o texto:

procedure MemoDragDrop(Sender, Source: TObject; X, Y: Integer);
begin
    TControl(Source).EndDrag(true);
    Memo.SelText := "Meu Texto";
end;

Espero ter ajudado. Se isto não responde, procure ser mais específico no
seu questionamento, para que possamos ajudá-lo!

Falou!