Olá Marlon,

não conheço especificamente o cxDBLookupComboBo, mas em geral os
componentes data-ware (os dbedit, dbcombo, dblist, dbmemo... da vida)
tem a propriedade de colocar o dataset em estado de edição (ou inserção
se ainda não houver nenhum registro da tabela) quando o usuário altera o
valor, então como vc ta alterando o valor da dbLookupComboBox ele muda o
estado do dataset automaticamente para dsEdit e altera o valor do campo
para o que foi selecionado no componente.

Sds,

Fabiano.