Amigo descupe a demora, n sei se ja resolveram o seu problema, ate porque estou
com a leitura de e-mail da lista atrazada, mas vamos la.

O Win7 é um otimo sistema operacional, mas ele é meio chatinho quando se trata
de conexões ainda mais quando ele form Home Premium ou verões mais completas.

Você tem que verificar as seguintes situações.

- Qual a versão do seu Firebird.

- Adicionar na regra e entrada no firewall do windows a porta 3050 (obs: se
você trocou a porta padrão do firebird, colocar porta configurada).

- No campinho da base de dados mesmo se for local coloca o ip. exemplo
127.0.0.1:\cominhoDoBanco\NomeDoBanco.fdb ou
192.168.0.1:\cominhoDoBanco\NomeDoBanco.fdb . Isso vai deponer da sua rede.

- Outro problema que eu ja enfrentei nessa situação é que caso você tenha
instalado o firebird para 64 bits, e você utiliza um UDF (que é um DLL), ela
tem que ser compativel 64 Bits tambem.

Tenta ae, se ainda na consegui posso verificar qualquer outra coisa.

Mas funciona sim. Eu mesmo na minha maquina tem as seguintes informações.

- Windows 7 Ultimate 64 bits.

- Delphi 2007  e 2010.

- DBExpress.

- Firebird 2.5 32 bits ou 2.1

OBS: estou utilizando o Firbird 32 bits porque nos temos um UDF proprietária e
ele não é compativel 64 bits. somente por isso.

Att.

Cleber