Comece procurando por Engenharia de Software...
Cada item que voce citou tem uma disciplina dentro dessa area
Eu fiz ano passado e gostei... é claro que muita coisa fica so no sonho pelo
menos para minha
realidade...

Procure por SOA no caso de novas tecnologias... e  noSQL...

Alias vou comentar que entrei em um novo grupo de
noSQL... para quem tiver interesse... muitos artigos nos ultimos dias..
http://groups.google.com/group/nosqlbr?hl=pt-BR

abraço

Marcos Bernardo

Em 6 de maio de 2010 18:06, Cleber Sinop <cleba...@hotmail.com> escreveu:

> Ola.
>
> Tipo queria solicita as pessoas da lista dicas de sites e blogs sobre
> programação. contendo os seguintes temas.
>
> - Boas praticas de programação.
>
> - Padroes de projetos.
>
> - Novas tecnologias.
>
> - Utilização de componentes
>
> - Novos componentes.
>
> - etc.
>
> Ou seja, qualquer conteudo relevante para aumentar o pouco conhecimento que
> eu tenho sobre Delphi, ou pode ser qualquer outra linguagem tambem.
>
> Grato a todos e desculpa pelo OFF.
>
> Abraços.

> [...]

Marcos A. de A. Bernardo
xmarcos....@gmail.com