Se o que vc quer é um comunicador, tem diversos exemplos na internet...
só vc procurar, alterar segundo suas necessidades e compilar. Se você
quer tipo dum email interno da empresa que da pra usar como email comum
mas apenas dentro da intranet, tem a possibilidade como ja citada por
outro colega de usar o Lotus Notes ou congêneres, mas se tiver a
obrigatoriedade de licensa pra não ter problemas pra empresa, vc pode
entrar no site vivaolinux.com.br, que la tem diversos artigos
passo-a-passo ensinando a montar um servidor pra intranet com uso de
email interno... daí vc pode acessar o email corporativo na intranet
normalmente como qq email, por webmail ou usando o leitor de email da
empresa (outlook, thunderbird, live mail, etc)

Sds.

Fabiano