Olá...
respondendo suas perguntas:

1) " Acessando a base do 2000 pelo SSMS do 2005Express, somente para fins de
consulta (o mesmo feito pelo QueryAnalyzer) há riscos de danificar a base de
dados do 2000 ? "
Não... o acesso para consulta é feito pelo "SQL Server Management
Studio".. que é uma ferramenta para consulta conectar-se tando
servidores 2000 como no 2005.
Porém, a partir do momento que você anexar uma base criada no 2000
(Versão 8.0) no server do 2005 (versão 9...) a base será convertida para
o novo formato e não será mais possível anexar novamente no 2000 (versão
8). O mesmo ocorre com backups: é possível restaurar um backup feito no
2000 para o 2005, porém o inverso não é possível.

2) " Mesmo trocando por uma versão "menos" antiga (2005Express) há
significativo
ganho de performance nesta troca ? "
Não posso te dizer com certeza pq não cheguei a fazer um comparativo...
mas me parece ser um pouco mais ágil que o 2000...
A maior diferença que eu reparei foram nas ferramentas, funções,
gerenciamento da base, replicação, segurança.. etc...

3) " Há muita diferença na versão paga do 2005 em relação a versão free ? "
Procure os detalhes no site da Microsoft... mas a versão free é limitada
(processadores, usuários, tamanho da base...)
eu tb sinto falta da replicação, que só tem na versão paga.

Acho que seja até bom migrar, uma vez que o 2000 não tem versão 64 bits..
São quse totalmente compatíveis.. muda muita pouca coisa nos seus
fontes... na verdade nos fontes nao muda nada... muda alguma coisa na
sintaxe do SQL se vc usar funções ou métodos que foram renomeados,
receberam outros parametros, etc...

espero ter ajudado..
o/