Preço muito barato? cuidado! peguei um freela pra fazer um sisteminha
super hiper ultra simples pra desenvolver, o cliente sabia da
necessidade que tinha mas não sabia como fazer o processo pra suprir
essa necessidade, bem, com toda a boa vontade orientei, expliquei muita
coisa, peguei o serviço pra fazer, e de tanto a criatura ficar mudando
como que queria que funcionassem as coisas, acabei parando com o projeto.

Ja outro projeto tb freela, ja sabia que o cliente era carne de pescoço,
cobrei uma "gordura" pra compensar a encheção de saco, bem que fiz, pois
realmente deu problema com o cliente no meio do projeto.

Aqui na minha região tem um monte de "sobrinhos" que sabem fazer as
coisas pq leram um tutorial-tudo-em-um-em-60-minutos, onde aprenderam em
1 hora a programas, web designe, manutenção de computadores, marketing e
a passar o cafezinho... na vdd usam um monte de wizards, assitentes e
outras bugigangas prontas (chamam de frameworks!) e se acham muito
inteligentes.

Claro que não é preciso esfolar o cliente, afinal todos precisam de $$,
mas tb cuidado pra que vc, em plena madrugada de natal, não esteja
maldizendo o maldito celular pq um cliente fdp ta te ligando cobrando
que o sistema pinte as unhas de cor diferente da que ele ja havia
solicitado.

Sempre faça contrato, proteja-se, mas também deixe sempre espaço para
que possam haver alterações de valores caso se faça necessário, também
descreva detalhadamente no contrato o que deverá ser o sistema, assim se
o cliente disser que pediu algo que não está no contrato, vc poderá
cobrar a mais pelo serviço extra. Uma sugestão, quando o cliente pedir
algo extra, converse com ele para saber a abrangência da alteração,
estude no sistema o que deverá ser feito tanto, faça um adendo de
contrato, e só depois da concordância do cliente coloque a mão na
massa... se não vc poderá perder horas e horas de trabalho que nem eu
perdi por querer ser muito bonzinho.

No mais, sucesso!

Sds,

Fabiano de Almeida.