Boa tarde.

Estou a desenvolver uma aplicação comercial e estou com muitas dúvidas
sobre como fazer este projeto, eis alguns requisitos que levantei:

* Deve haver a possibilidade de trabalho Client/Server
* Utilizará banco de dados relacional - Firebird 2.0
* Padrão MVC Orientado a objetos.
* IDE Delphi 2010

Meu questionamento está no último requisito, é possivel se fazer um
trabalho em delphi utilizando seus componentes SQLConnection,
DataSource, etc, separando isso em camadas? Pois até onde eu sei se eu
colocar um componente "SQLQuery" em um form eu to fazendo referência
direta ao banco de dados. Como resolveria este problema.

Este projeto é pessoal.

Tenho poucos conhecimentos em delphi.

Há... estava até pensando em devenvolver em Java pois lá tenho uma visão
melhor dessa separação em camadas, sei que ia pecar um pouco na parte
visual e também na parte Client/Server já que o Delphi tem o DataSnap.

--

Att.

Rodrigo Rossi
rdrg_ro...@hotmail.com