pelo que entendi a base de dados é local, e mesmo que coloque em outro
pc o programa junto com o banco de dados tem o mesmo comportamento de
demora para abrir se o pc estiver conectado a rede, então algumas
possibilidades:

1 - seu computador está com vírus que se ativa com rede, por isso a
demora, e ao levar o projeto pra outro pc levou junto o virus (isso ja
me ocorreu e deu muita dor de cabeça)
2 - o seu delphi (talvez com virus, muito comum nas versões
"alternativas")ou algum componente que vc utilize está causando esse
comportamento, verifique se não tá inicializando algum componente de
email, log de erros ou outro que utilize rede, protocolo http ou afins
3 - tente criar um programa simples, que apenas abra telas e veja se
ocorre o mesmo, depois insira nele um novo banco de dados e verifique

Sds,

Fabiano de Almeida