Amigo tem um oprojeto ai que é o maker.

existe outros como speedcase, e ja exisitiram outros como sculptor, em fim.

eu ja fiz de forma que me atendesse, pequenas ferramentas, em que eu pudesse
realizar inportaçao de dados
para o firebird. E em outro tempo fiz uma outra feramenta, que gerava
codigos de pesquisa, insersao deleçao e tal
para agilizar no desencolvimeto de minhas tarefas. hoje se eu tivesse esse
tempo que vc tem a ferramenta que tenho
em mente, é a ferramenta de projeto onde eu cadastraria o projeto, as
definiçoes, o dicionario de dados,
as constantes de dados (padronizaçao de tipo de dado = igual a dominio no
firebird).
com essa ferramenta eu poderia reaproveitar, os dados, e o principal ela
geraria o script do banco de acordo com
o dicionario, geraria o crud com telas, podendo gerar ate as class apartir
desse dicionario. bom ja se pode perceber
qual é a ideia. poi no delphi tem um pequeno problema ele consegue criar uns
forms e tal mais somente com acesso via
bde e nao deicha de forma clara, eu definir o modelo base para herança.

posso participar do projeto com vc.

--
Luciano S. Bruno
Consultor em TI