Fiquei na dúvida, vc está usando um checkbox, a pesquisa pode ser feita
tanto por CPF ou Por nome? Pq não um ComboBox ou radio Group assim fica
mais lógico.

Tente fazer assim:

if rbnome.Checked then
   begin
     with dmSIGAE.ibqAluno do
       begin
         close;
         SQL.Clear;
         SQL.Add('SELECT *' );
         SQL.Add('FROM ALUNO');
         SQL.Add('WHERE NOMECOMPLETO LIKE :CAMPO');
         ParamByName('CAMPO').AsString := Edit1.Text  + '%';
         Open;
       end;
   end;

Qualquer coisa posta aí.