Olá Ricardo Rocha, ex-zagueiro da seleção (hehehehe... brincadeirinha)

O mundo da Modalagem de Banco de Dados não é um mar de rosas. Mas a
doutrina que se prega na Universidade é:

"O SGBD deve ser capaz de garantir a integridade dos dados."

Portanto, o ideal é modelar seu Banco de Dados de tal forma que você não
precise efetuar tratamentos e verificações na aplicação para garantir a
integridade dos dados.

Saudações,
Josimar Zimermann