Michel, isso tá com cara de agentes móveis
inteligentes mesmo. Dê uma olhada em
http://www.trl.ibm.com/aglets/index_e.htm
É a página oficial do projeto Aglets da IBM, uma
plataforma em Java para agentes móveis. Talvez isso
resolva seu problema com a mobilidade. Há outros
frameworks em Java para agentes móveis, como o
Concordia, Voyager e Odyssey, mas o único que usei
mesmo e posso recomendar é o Aglets.
     Quanto à parte de inteligência artificial, a
referência sugerida pelo nosso colega Tuan
(Constructing Intelligent Agents with Java) é bastante
interessante. Também estou estudando por esse livro.
Ele é bem prático, apresenta várias implementações
(discute a implementação de um framework para agentes
inteligentes), mas não se aprofunda muito nos
conceitos. Dependendo do grau de inteligência que você
necessita pra sua aplicação, este livro pode ser o
suficiente.

Márcio Mesquita

--- Michel Araujo Vasconcelos <[EMAIL PROTECTED]>