Caros,

se eu puder ajudar nesse ponto... temos muitas soluções de modelagem UML
disponíveis, no entanto, todas elas possuem pontos positivos e negativos. De
imediato, podemos considerar o custo de aquisição o maior ponto negativo para
este projeto. Exclui-se portanto o Rational Rose, o Together e outros. Outro
ponto negativo são ferramentas que ainda encontram-se instáveis, ou seja,
depois de horas de modelagem ela pode simplismente não abrir mais o arquivo. O
Argo UML está nessa categoria e o Poseidon em suas versões mais antigas. Ainda
como ponto negativo estão as ferramentas abertas, mas com restrições de uso
devido a necessidade de aquisição de uma licença, onde se enquadram o Poseidon
e o Visual Paradigm. Em última instância estaria o software que tem uso
completamente livre, no entanto, é simples demais para atender a todas as
exigências de modelagem necessárias à complexidade do software, que é o caso do
Jude.

Percebi que o Felipe apresentou o Poseidon porque é uma padronização adotada
por uma instituição maior. Acredito que este seja um bom motivo para optar por
este software, além de ser um produto com usabilidade excelente. Apesar das
deficiências de impressão de uma versão aberta, o projeto não exige esse
benefício para ser um sucesso.

Atenciosamente,

Hildeberto Mendonça
Mentores Consultoria LTDA. - www.mentores.com.br