não sei se o filter pega o contexto... o meu bean fica no request,
porque ele é um para cada serviço que o usuário quer executar na
aplicação web... E o Filter tem acesso ao request...

sim, você pode mapear no web.xml quais os "paths" que irão ser
filtrados - pode ser mais de um. Veja um exemplo em:

https://cejug-classifieds.dev.java.net/source/browse/cejug-classifieds/web-app/WEB-INF/src/net/java/dev/cejug/classifieds/filter/JobPublisherFilter.java

que é mapeado no web.xml da seguinte forma:

        <filter>
                <filter-name>JobPublisherFilter</filter-name>

<filter-class>net.java.dev.cejug.classifieds.filter.JobPublisherFilter</filter-class>
        </filter>
        <filter-mapping>
                <filter-name>JobPublisherFilter</filter-name>
                <url-pattern>/jobPublisher.do</url-pattern>
        </filter-mapping>

Você pode encontrar o web.xml em:
https://cejug-classifieds.dev.java.net/source/browse/cejug-classifieds/web-app/WEB-INF/web.xml

se tiver tempo e paciência, sugiro que tu baixe o projeto e veja
funcionando.. sinta o comportamento das classes, até debugando no
eclipse pra facilitar a compreensão do que nós fizemos... E se tiver
alguma contribuição, a equipe agradece muito :)

valeu,

    Felipe Gaúcho